Parlamento Jovem de Rio Piracicaba elege seis propostas em Plenária Municipal

Na manhã desta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Rio Piracicaba foi palco da Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas. O evento contou com a participação de parlamentares, estudantes e monitores do programa, que este ano discute o tema “Melhorias no Ensino Escolar”. Foram eleitas seis propostas relacionadas a essa temática, além de uma sugestão de tema para a edição do PJ 2025.

A plenária contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares, da vereadora Dirlene Aparecida Tomaz e dos parlamentares Antônio Augusto Bueno Mafra e Antônio de Pádua Guedes. O prefeito Augusto Henrique da Silva não compareceu devido a compromissos em Brasília.

Nos últimos meses, os estudantes do PJ Rio Piracicaba passaram por formações temáticas sobre os subtemas “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”. Para cada subtema, os estudantes elegeram duas propostas baseadas em suas próprias vivências. Essas proposições serão agregadas às demais sugestões das Câmaras do Polo Médio Piracicaba, que inclui as cidades de Catas Altas, Itabira, Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo.

No dia 5 de julho, os estudantes participarão de um Grupo de Trabalho (GT) promovido pela Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo. Nesse encontro, os participantes terão a oportunidade de conhecer as propostas dos outros municípios e fazer eventuais modificações. Já no dia 6 de agosto, a Câmara de Nova Era sediará a Plenária Regional, onde serão eleitas as três propostas do Polo que serão apresentadas na Plenária Estadual, prevista para setembro, em Belo Horizonte. Na Plenária Regional, os estudantes também elegerão os representantes dos municípios e uma proposta de tema para a próxima edição do PJ.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e diversas Câmaras Municipais. O programa visa promover a formação cidadã e política de jovens matriculados no ensino médio de escolas públicas e privadas. Atualmente na sua 20ª edição, o PJ Minas conta com a participação de 135 municípios.