Em sessão solene, Câmara de Rio Piracicaba homenageia 18 pessoas com títulos de Cidadania Honorária e Medalhas de Mérito Legislativo.

Em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Rio Piracicaba, na noite dessa quinta-feira (29), data em que o município celebra 309 anos, os vereadores homenagearam 18 pessoas com títulos de Cidadania Honorária e Medalhas de Mérito Legislativo “José Couto de Almeida”.

O evento reuniu dezenas de convidados e contou com presenças do prefeito Augusto Henrique (Cidadania), da vice-prefeita Aparecida Araújo (Cidadania), do tenente da Polícia Militar, Romildo Elias da Silva, que integraram a mesa de autoridades junto aos parlamentares.

Em seu discurso, o Chefe do Executivo parabenizou os homenageados e lembrou se orgulhar de ter sido condecorado pelo Legislativo, em 2019. “Vocês são merecedores dessas homenagens, portanto, sintam-se lisonjeados porque deixam o legado de terem contribuído para que a vida de alguém melhorasse”, destacou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu (Cidadania), também falou em reconhecimento. “Com satisfação rendemos justa homenagem nesta noite, reconhecendo o valor de cada pessoa agraciada. Parabéns a todos!”, pontuou Nozinho.

Cidadania Honorária

Nove pessoas não naturais de Rio Piracicaba, mas que prestaram relevantes serviços à cidade por atuação de destaque em vários campos do conhecimento foram indicados pelos parlamentares para a condecoração de Cidadania Honorária. Os homenageados são indicados pelos vereadores e cada proposição precisa de aprovação por maioria absoluta dos parlamentares.

Confira os homenageados (as): Airton José Duarte (Comunicação), indicado pelo vereador Eraldo Pedro da Silva (Patriota); Célio Guimarães Oliveira (Desenvolvimento Econômico) – indicação do vereador Juliano Mafra Gonçalves (PSDB); Dr. Cícero Tiago Peixoto Mota (Saúde) – indicado pelo presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu (Cidadania); Ilma Anício de Farias (Educação) – indicada pelo vereador Anderson da Silva Tavares (Cidadania); Tenente José Wilson da Silva (Segurança Pública), indicado pelo parlamentar Antônio de Pádua Guedes (PDT); Luter King do Brasil (Meio Ambiente) – indicação do vereador Leon Fátima de Almeida (PSB); Marcos Vinícius Linhares (Social), indicação do vereador Sebastião Romulo Linhares (PSDB), Maria Luzia das Graças Martins (Justiça), indicada pela vereadora Dirlene Aparecida Tomaz (PP) e Olício Gomes dos Santos (Segurança Pública), indicação do vereador Antônio Augusto Bueno Mafra (PDT).

Medalha José Couto de Almeida

A Medalha do Mérito Legislativo, intitulada "José Couto de Almeida", é outorgada às pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados ao município em suas áreas de atuação. A indicação ocorre, anualmente, mediante proposta e deliberação dos parlamentares. O saudoso “Zé Couto” empresta seu nome na condecoração de Mérito Legislativo. Natural de Ferros – MG, chegou a Rio Piracicaba na década de 30, a convite do então prefeito Dr. Eliezer Machado. Além de gerente de farmácia, exerceu as vezes de médico devido ao amplo conhecimento adquirido. Zé Couto é pai do vereador Leon Almeida (PSB). Confira os homenageados: Danilo Mariz Oliveira (Saúde), vereador Nozinho do Caxambu; Eniel Geraldo Marinho Martins (Esportes), vereador Antônio Guedes; Geraldo Mendes dos Reis (Comunicação) – vereador Eraldo Silva; Paulo Lucas Cota (Meio Ambiente) – vereador Leon Almeida; Renata Aparecida Soares Gomes (Educação) – Vereador Rômulo Linhares; Rubens Júlio Soares dos Santos (Cultura) – vereadora Dirlene Tomaz; Sônia Aparecida Guimarães (Justiça) – vereador Augusto Bueno; Tânia de Cássia Linhares de Souza (Direitos Humanos), vereador Juliano Mafra.