Câmara de Rio Piracicaba homenageia ex-prefeito Antônio Cota

Vereadores da Câmara Municipal de Rio Piracicaba prestam homenagem póstuma ao ex-prefeito Antônio Cota. Por meio do PL 2.205/2022, o estacionamento a ser inaugurado, neste sábado (30), às 12h, ao lado da sede da Prefeitura, será intitulado Praça de Estacionamento Antônio José Cota.

O projeto é de autoria do vereador Anderson da Silva Tavares (Cidadania) e foi aprovado por unanimidade, na última semana. O parlamentar justifica a honraria considerando o legado do saudoso ex-chefe do Executivo, eleito por quatro mandatos. “Ele (Antônio Cota) passou 15 anos de sua vida ao lado do estacionamento”, lembra Anderson. Consta no PL que no decorrer de sua atuação no comando do Executivo, Antônio Cota realizou importantes obras no município, tais como, pavimentação de ruas, construção de escolas e urbanização de bairros. O projeto menciona ter sido o ex-prefeito o responsável por levar energia elétrica e água tratada a diversas localidades rurais, autor da implantação de coleta seletiva de lixo, ter contribuído para a Copasa atuar nos distritos de Conceição de Piracicaba (Jorge) e Padre Pinto (Caxambu), dentre outras ações.

Em seu discurso de justificativa de voto, o vereador Anderson elencou outras ações importantes creditadas a Antônio Cota. “Acabou com casas de pau a pique em Conceição de Piracicaba, construiu o Ginásio Poliesportivo, construiu o Parque de Exposições (...). Muita gente não sabe, mais foi Antônio Cota quem viabilizou a hemodiálise para João Monlevade. Ele também implantou o transporte universitário aqui na cidade”, destacou o vereador.

Votação

Além do PL que denomina a Praça de Estacionamento Antônio José Cota, os vereadores de Rio Piracicaba aprovaram outras matérias e indicações. Em segundo turno de votação, foram aprovados os projetos 2.200 e 2.202/2022, ambos de autoria do prefeito Augusto Henrique (Cidadania). O primeiro cria o abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de risco social, denominado Casa-Lar. O segundo altera a Lei Municipal nº. 2.133, de 09 de abril de 2010, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Magistério do Município de Rio Piracicaba.

Em 1º turno de votação, os parlamentares também aprovaram o PL 2.206/2022 que institui no calendário oficial do município de Rio Piracicaba o Dia Municipal do Quilombola e dá outras providências. A matéria é de autoria do presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo – Nozinho do Caxambu (Cidadania).

Dentre as indicações aprovadas constam: nº 34/2022, de autoria do vereador Eraldo Pedro da Silva (Patriota) que solicita ao Executivo a instalação de lixeiras nas ruas Dr. Eliezer Machado (Centro) e nas ruas Ametista e Berilio (Querosene). A indicação 36/2022 é de autoria do vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSDB) e reivindica a fixação de taxa única de iluminação para que seja aplicada a todos os consumidores. A indicação 37/2022, do vereador Juliano Mafra Gonçalves (PSDB), solicita que a prefeitura realize serviços de drenagem e colocação de bueiro na rua Sebastião Mendes (Alto dos Tavares) para captação de água que corre no local ininterruptamente. A última indicação aprovada foi a nº 38/2022, de autoria do vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT), que solicita ao Executivo a construção de uma rotatória e a instalação de placas de sinalização na rua Ayres Quaresma (Bicas), no entroncamento da saída para Ponte Novinha e Gomes de Melo.