Vereadores ameaçam barrar ônibus da Enscon e criticam serviços da Cemig em Rio Piracicaba

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Rio Piracicaba dessa quarta-feira (21) foi marcada por severas críticas à Enscon Viação e à Cemig. Problemas na prestação de serviços dessas empresas no município seguem sendo alvo de insatisfação dos usuários e consumidores. Parlamentares cogitam até a possibilidade de impedir o tráfego dos coletivos no município.

O assunto repercutiu durante o tempo de Tribuna Parlamentar conduzido pelo vereador Juliano Mafra Gonçalves (PSDB). Ele lembrou já ter se queixado dos problemas de fornecimento de energia no ano passado. “Há um ano usei a tribuna desta Casa para reclamar dos serviços prestados pela Cemig. Com a volta das chuvas, em menos de dez dias, os bairros Louis Ensch (Samitri) e Bicas estão sem energia. Saí da Samitri às 16h30 e depois das 18h ainda não tinha energia”, informou Juliano.

O presidente da Câmara, vereador Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo - Nozinho do Caxambu (Cidadania), e o vereador Antônio de Pádua Guedes (PDT) também reclamaram dos serviços prestados pela estatal. Segundo eles, falhas no fornecimento de energia nas localidades rurais são constantes. “O serviço da Cemig está péssimo em tudo. Tem gente pedindo instalação de padrão em zona rural há mais de seis meses e não é atendido”, denunciou Guedes.

Mafra e Nozinho atribuíram os problemas relatados à ausência de gestão por parte da concessionária de energia. “Tudo isso é consequência de falta de manutenção, falta de responsabilidade da Cemig”, reclamou Juliano. “Tem muito tempo que não vejo um caminhão da Cemig dando manutenção em rede”, completou Nozinho.

Enscon

Na sequência, os vereadores também se queixaram do transporte público intermunicipal entre Rio Piracicaba e João Monlevade. Antônio Guedes lembrou que mesmo após uma comissão do Legislativo ter ido ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER) questões como superlotação, sucateamento de veículos e outros problemas continuam. “Não estão fiscalizando nada não”, reclamou Antônio Guedes criticando a inoperância do DER. “A situação está é pior, no Caxambu cortaram três horários de ônibus”, informou Nozinho.

Diante da ausência de solução, o vereador Juliano Mafra propôs um protesto para impedir o tráfego dos coletivos. “Se todos concordarem serei o primeiro a atravessar o carro na rua para segurar os ônibus na garagem. Nossa comunidade merece uma boa prestação de serviços e a Enscon está nos fazendo de bobos”, reclamou Mafra. As declarações de Juliano receberam apoio de outros vereadores e a possibilidade de uma manifestação poderá ser programada. Projeto Durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 2.229/2022 que altera a Lei 2.042/2006 e limita em 10,7% o número de cargos comissionados com relação à quantidade de cargos públicos efetivos constantes no Plano de Cargos e Salários do município. A matéria é de autoria do prefeito Augusto Henrique (Cidadania). O Chefe do Executivo alega que o objetivo é melhorar a execução dos serviços públicos oferecidos à população. O PL foi aprovado em segundo turno e redação final com sete votos favoráveis e votos contrários dos vereadores Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) e Eraldo Pedro da Silva (Patriota).