Encontro de Integração do Parlamento Jovem do Polo Médio Piracicaba Reúne 200 Participantes em Rio Piracicaba.

Na última sexta-feira, 26 de abril, Rio Piracicaba foi o palco do Encontro de Integração do Parlamento Jovem do Polo Médio Piracicaba, uma iniciativa que reuniu 200 pessoas, entre estudantes e autoridades locais e regionais, no Villa Hotel. O evento contou com a participação das Câmaras Municipais de Catas Altas, Itabira, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo, além da cidade anfitriã, que também marcou o lançamento municipal do programa.

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação cidadã e política organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas. Em sua 20ª edição, conta com a participação de 149 Câmaras Municipais distribuídas em 20 Polos Regionais. Este ano, os estudantes debatem o tema "Melhorias no Ensino Escolar", contando com a contribuição do Superintendente Regional de Educação de Nova Era (SRE), Joel dos Santos Pereira, como palestrante convidado.

Sob o título "Estudante em pauta: e o Novo Ensino Médio?", o Superintendente abordou diversas questões, desde as expectativas da comunidade escolar até medidas para combater a evasão e promover melhorias no ensino público de Minas Gerais.

Durante o evento, o prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva, destacou o protagonismo juvenil incentivado pelo Parlamento Jovem e elogiou o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Rômulo Linhares, pela implementação do programa na cidade. "Reconheço a importância da implantação do Parlamento Jovem. É gratificante ver novas lideranças surgindo para servir à comunidade. Muitos se envolverão na política, mas outros aprenderão a servir em seus bairros, associações ou entidades religiosas, porque o PJ vai além da política eletiva", observou o Chefe do Executivo.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal expressou sua satisfação em liderar a implantação do Parlamento Jovem em Rio Piracicaba, com o apoio da maioria dos parlamentares locais. "Entre todos os projetos que implementei, o Parlamento Jovem é o que mais me orgulha. Agradeço o apoio dos meus colegas parlamentares, que também defendem essa causa. É uma honra receber todos esses jovens e desejar-lhes sucesso em seu trabalho", afirmou o presidente.

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Aparecida Maria Araújo Oliveira, vereadores de Rio Piracicaba, representantes das Câmaras de Catas Altas e Nova Era, além de professores e coordenadores municipais e regionais.

Dentro da programação, os estudantes do Parlamento Jovem participaram de dinâmicas relacionadas à temática, sendo desafiados a criar representações visuais do futuro da educação e apresentar planos de ação, seguidos de votação das propostas.