10/07/2017 às 14h32min - Atualizada em 10/07/2017 às 14h32min

Câmara Municipal solicita empenho da Vale na contratação de mão de obra local.

Marcella Verdolin - Relações Vale/Comunidade, André Luiz Carmo – Gerente de Operação de Mina de Água Lima, Tarcísio Bertoldo - Presidente do Legislativo, vereadores Dirlene, Tayrone e Valdeci. Atendendo ao pedido da população, vereadores reuniram-se nesta manhã de sexta-feira (07), no Auditório da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, com representantes da empresa Vale S/A para tratar principalmente de questões relacionadas à contratação de mão de obra local.  Presentes à reunião os vereadores Valdeci Silva, Tayrone Arcanjo, Dirlene Aparecida Tomaz (Cidinha) e o vereador e presidente do legislativo o Sr. Tarcísio Bertoldo. Representando a Vale a Sra. Marcella Verdolin, Relações Vale/Comunidade e o Gerente de Operação de Mina de Água Limpa em Rio Piracicaba o Sr. André Luiz Carmo. Na oportunidade foi entregue ao Sr. André Luiz Carmo, Gerente de Operação de Mina Água Limpa, ofício solicitando a intervenção da Vale para que cidadãos piracicabenses tenham maior percentual na contratação de mão de obra pelas empresas prestadoras de serviços à mineradora.
Aberta a reunião, André Luiz Carmo disse que vem trabalhando para que, cada vez mais piracicabenses sejam aproveitados na unidade. Argumentou ainda, que atualmente cerca de 70% dos trabalhadores, diretos e indiretos, lotados na unidade da Vale em Rio Piracicaba residem na cidade. Disse também que a mineradora está priorizando a contratação de empresas locais, que por sua vez, contratam mão de obra na cidade. A iniciativa visa justamente priorizar a utilização dos recursos locais. Como exemplo foi citado a Engemec e a Diamond empresas com sede em Rio Piracicaba e que atualmente encontram-se com contratos em vigor com a Vale.
Para o ingresso no quadro funcional da mineradora, André reforçou a necessidade da utilização do ambiente eletrônico da empresa para cadastro de currículos. Segundo ele, quando se abrem oportunidades de contratação e a base de dados local é acessada, encontram-se poucos cadastros de Rio Piracicaba.
A prática de deixar currículos com conhecidos, não é reconhecida pela empresa. A qualificação profissional é outro ponto determinante para a contração de mão de obra local, neste sentido a Câmara Municipal, através de seu presidente, solicitou o levantamento de cargos/funções ofertados pela empresa em seu processo produtivo. Através da lista será possível avaliar quais as qualificações desejáveis para que as pessoas estejam aptas para a contratação e havendo a necessidade de qualificação, buscar através de parcerias com os setores responsáveis, alternativas e soluções para suprir tais deficiências.
Ainda na busca de soluções a fim de se conseguir o maior aproveitamento de mão de obra local, foi cogitado a possibilidade da utilização da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Rio Piracicaba) como ponto de recepção de currículos para quando houver demanda de contratação por empresas terceirizadas. 
Outro tema abordado pelos vereadores foi quanto a possibilidade da empresa Vale realizar parceria com o SENAI-JM. Anualmente dezenas de jovens piracicabenses especializam-se através da entidade em funções que podem ser aproveitadas pelas empresas, tanto terceirizadas quanto pela própria Vale. A parceria além de garantir ao jovem piracicabense sua introdução no mercado de trabalho, ainda serviria de incentivo para que mais jovens busquem através dos estudos sua formação profissional.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar
(caracteres restantes: 500)