10/07/2017 às 14h32min - Atualizada em 10/07/2017 às 14h32min

Câmara Municipal solicita empenho da Vale na contratação de mão de obra local.

Marcella Verdolin - Relações Vale/Comunidade, André Luiz Carmo – Gerente de Operação de Mina de Água Lima, Tarcísio Bertoldo - Presidente do Legislativo, vereadores Dirlene, Tayrone e Valdeci. Atendendo ao pedido da população, vereadores reuniram-se nesta manhã de sexta-feira (07), no Auditório da Câmara Municipal de Rio Piracicaba, com representantes da empresa Vale S/A para tratar principalmente de questões relacionadas à contratação de mão de obra local.  Presentes à reunião os vereadores Valdeci Silva, Tayrone Arcanjo, Dirlene Aparecida Tomaz (Cidinha) e o vereador e presidente do legislativo o Sr. Tarcísio Bertoldo. Representando a Vale a Sra. Marcella Verdolin, Relações Vale/Comunidade e o Gerente de Operação de Mina de Água Limpa em Rio Piracicaba o Sr. André Luiz Carmo. Na oportunidade foi entregue ao Sr. André Luiz Carmo, Gerente de Operação de Mina Água Limpa, ofício solicitando a intervenção da Vale para que cidadãos piracicabenses tenham maior percentual na contratação de mão de obra pelas empresas prestadoras de serviços à mineradora.
Aberta a reunião, André Luiz Carmo disse que vem trabalhando para que, cada vez mais piracicabenses sejam aproveitados na unidade. Argumentou ainda, que atualmente cerca de 70% dos trabalhadores, diretos e indiretos, lotados na unidade da Vale em Rio Piracicaba residem na cidade. Disse também que a mineradora está priorizando a contratação de empresas locais, que por sua vez, contratam mão de obra na cidade. A iniciativa visa justamente priorizar a utilização dos recursos locais. Como exemplo foi citado a Engemec e a Diamond empresas com sede em Rio Piracicaba e que atualmente encontram-se com contratos em vigor com a Vale.
Para o ingresso no quadro funcional da mineradora, André reforçou a necessidade da utilização do ambiente eletrônico da empresa para cadastro de currículos. Segundo ele, quando se abrem oportunidades de contratação e a base de dados local é acessada, encontram-se poucos cadastros de Rio Piracicaba.
A prática de deixar currículos com conhecidos, não é reconhecida pela empresa. A qualificação profissional é outro ponto determinante para a contração de mão de obra local, neste sentido a Câmara Municipal, através de seu presidente, solicitou o levantamento de cargos/funções ofertados pela empresa em seu processo produtivo. Através da lista será possível avaliar quais as qualificações desejáveis para que as pessoas estejam aptas para a contratação e havendo a necessidade de qualificação, buscar através de parcerias com os setores responsáveis, alternativas e soluções para suprir tais deficiências.
Ainda na busca de soluções a fim de se conseguir o maior aproveitamento de mão de obra local, foi cogitado a possibilidade da utilização da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Rio Piracicaba) como ponto de recepção de currículos para quando houver demanda de contratação por empresas terceirizadas.
Outro tema abordado pelos vereadores foi quanto a possibilidade da empresa Vale realizar parceria com o SENAI-JM. Anualmente dezenas de jovens piracicabenses especializam-se através da entidade em funções que podem ser aproveitadas pelas empresas, tanto terceirizadas quanto pela própria Vale. A parceria além de garantir ao jovem piracicabense sua introdução no mercado de trabalho, ainda serviria de incentivo para que mais jovens busquem através dos estudos sua formação profissional.