Buscar  Ok
Informações da cidade - Câmara Municipal de Rio Piracicaba
-a +A

História

O Município de Rio Piracicaba, importante pela sua riqueza mineral, ex-arraial de São Miguel de Rio Piracicaba, foi elevado a sede do município pela Lei Estadual número 556 de 30 de Agosto de 1911.

Situado na região central de Minas, na bacia do Rio Doce, o povoado teve sua origem, como tantos arraiais de Minas, na febre do ouro que empolgou e atraiu ao Sertão Mineiro, na última década do século XVII e início do século XVIII, os bandeirantes paulistas e baianos de que tanto nos falam as crônicas históricas.

O arraial de São Miguel de Rio Piracicaba, hoje Rio Piracicaba, foi fundado pelo Paulista João dos Reis Cabral, casado com D. Maria Antunes de Camargos, homem aventureiro que, deixando em São Paulo esposa e numerosa família, veio a esta região à procura de ouro.

No dia 29 de setembro de 1713,assentou o seu barracamento às margens de um pequeno ribeirão, afluente do Rio Piracicaba, onde logo constatou a existência de grande quantidade de pepitas de ouro, lugar este que a partir desta data passou a chamar-se Córrego São Miguel, em homenagem ao Santo do dia.

São Miguel e Rio Piracicaba que, segundo a língua Tupi/Guarani, quer dizer rio sem peixe ou peixe lustroso e negro ou "monte em que pára o peixe."

Apesar dos problemas enfrentados pela população, o Município possui características de uma cidade em pleno desenvolvimento. Possui energia elétrica, abastecimento de água fluoretada, serviços telefônicos, boas escolas, comércio atuante e diversificado, estradas conservadas na zona rural e estradas pavimentadas ligando Rio Piracicaba a João Monlevade e outros municípios.

Possui ainda empresas de grande porte com atuação na Cidade, que contribuem para que o Município tenha uma arrecadação e um PIB invejável - 1010060.53 p/h, o maior entre 14 municípios da região.

Conceição de Rio Piracicaba ( Jorge )

O distrito de Conceição de Rio Piracicaba está situado a 13Km de Rio Piracicaba e a 5Km da BR381. Foi fundado pelo capitão Jorge Felipe, originário da Arábia. possui aproximadamente 1.500 moradores e a maioria trabalha nos municípios vizinhos ou vive do trabalho rural. O Distrito possui uma igreja católica construída pelo padre Levy, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, e um templo da Assembléia de Deus. Em seus limites há ainda um posto médico, um campo de futebol (da Sociedade Esportiva Cruzeiro), uma escola que oferece ensino do pré escolar à 8ª série, e pequenos estabelecimentos comerciais.

Padre Pinto ( Caxambu )

O nome "Caxambú" foi modificado para padre Pinto em 08 de Agosto de 1927, em homenagem ao serviços prestados pelo padre Manoel Fernandes Pinto Coelho. A Primeira capela inaugurada no distrito, data de 30 de Abril de 1911. Padre Pinto possui, hoje, uma igreja católica (Nossa Senhora Auxiliadora) e duas Igrejas evangélicas. A maior parte dos habitantes dedica-se aos trabalhos na área agrícola. Em seu território há um posto médico, uma creche, um estádio de futebol (Antônio Margarida de Lima), uma quadra esportiva e o Caxambú Esporte Clube Na área educacional, dispõe da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, de ensino fundamental. A população estimada do distrito é de 2.500 habitantes.

Seu nome:
Nome de seu amigo:
Seu e-mail:
E-mail do seu amigo:
Todos os direitos reservados. 2011 | Câmara Municipal de Rio Piracicaba - Av. Dom Joaquim Silvério, 174 - Centro - Rio Piracicaba - MG. CEP: 35.940-000 | Fone: (31) 3854-1353